segunda-feira, 29 de março de 2010

Primeiros passos: Java – IDEs (Parte 2)

2 comentários

Conheça as 4 principais IDE’s do mercado!

Para quem já aprendeu o básico de Java e está querendo alcançar vôos mais altos, desenvolvendo aplicações com mais qualidade, com telas e formulários. Talvez seja a hora de pensar em utilizar ferramentas para criação, as IDE’s (Integrated Development Environments), e eu irei falar um resumo sobre as principais ferramentas. Acompanhe:

Desenvolver software hoje em dia é muito diferente de anos atrás, onde tínhamos que pensar em todos os mínimos detalhes, e digitar milhares de linhas de códigos. O que acabava gastando muito do tempo em que poderíamos estar criando! Mas para nossa felicidade, foram surgindo ferramentas para facilitar o processo de desenvolvimento.

Estas ferramentas ajudam em agilidade de produção de código. Muitas geram códigos de imediato, deixando o desenvolvedor apenas com a tarefa de resolver o problema de como fazer.
Conhecidas como IDE’s, vêm evoluindo rapidamente, sempre acrescentando uma coisa nova. Vou falar de algumas mais famosas, apenas um resumo.

É importante para quem estar começando ver como funcionam as principais IDE’S, e não focar em apenas uma. Cada empresa pode adotar uma IDE diferentes e você deve estar pronto para isto. Pretendo mais para frente pegar uma por uma e criar um tópico explicando como utilizar.
As 4 principais ferramentas:

JDeveloper é um IDE gratuito (desde 2005) da Oracle que oferece funcionalidades para o desenvolvimento em Java, XML, SQL e PL/SQL, HTML, JavaScript, BPEL e PHP. O JDeveloper cobre todo o ciclo de desenvolvimento desde a análise até a codificação, a manutenção, a otimização e a implantação. Apesar de não ser uma das melhores, é uma boa ferramenta. Versão atual é a Jdev 11g.



JCreator é um IDE criado pela Xinox Software tendo as versões Pro e LE(Learn Edition) , ou seja, uma free e outra professional. Ele suporta o desenvolvimento em Java,JavaScript,XML,HTML. Uma das grandes vantagens do JCreator é a velocidade do programa, e sua simplicidade. Para quem quer fugir de grandes IDE’s, que esgotam as memórias ele é uma ótima opção.



NetBeans IDE é um IDE gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software na linguagem Java, C/C++, PHP, Groovy, Ruby e muito mais. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS. O NetBeans IDE oferece aos desenvolvedores ferramentas necessárias para criar aplicativos profissionais de desktop, empresariais, Web e móveis multiplataformas. O projeto é patrocinada pela Sun. Costuma ser a primeira IDE a incorporar novos recursos de novas versões do Java e disputa com o Eclipse o primeiro lugar entre as ferramentas livres para desenvolvimento comercial. Possui um ótimo editor visual de interface gráfica Swing e ótimas facilidades para desenvolvimento em J2EE. Livre para uso comercial e de código aberto. Atualmente na versão: 6.8




Eclipse é uma plataforma (IDE) focada no desenvolvimento de ferramentas e aplicações de software. Hoje o Eclipse é a IDE Java mais utilizada no mundo. Possui como características marcantes o uso da SWT e não do Swing como biblioteca gráfica, a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores.
É bastante flexível e integra com vários projetos bastante comuns na comunidade Java e pela Eclipse Foundation, tais como cvs (versionamento), ant (scripts) e junit (testes unitários). Tornando-a extremamente adaptável às necessidades de cada cliente.


Se fosse debater qual é a melhor, acredito que eu ficaria dias escrevendo aqui, mas as principais são estas, dando destaque para Eclipse e NetBeans. Claro que existem mais IDE’s por ai, quem quiser pode comentar falando de alguma outra.

Espero que tenham gostado, e se possível comentem e se preciso critiquem, só assim vou melhorando a cada post.

Obrigado e até a próxima!

Continue Lendo...

sábado, 27 de março de 2010

Futuro de Oracle + Sun

1 comentários


Uma das noticias que mais criou polemica entre o meio de tecnológico foi a compra da Sun Microsystems pela toda poderosa Oracle. Sun que possui a menina de olhos azuis do momento que é a Plataforma Java, mais o S.O. Solaris, o OpenOffice, é o banco Mysql. Nesta semana finalmente foi terminado a junção das duas empresas, e a Oracle se pronunciou quais os destinos dos produtos da Sun, Acompanhe na integra:

Alguns meses atrás muitos programadores em Java temiam que a compra da Sun pela Oracle pudesse causar alguma tentativa de capitalização da Plataforma Java, ou do banco de dados Mysql, ambos opensource. Claro que Isto é apenas uma polemica sem muitos fundamentos, pois mesmo que ela tenta-se ganhar dinheiro com estas ferramentas, acho muito difícil conseguir, como sendo opensource, a comunidade não iria deixar acontecer, podendo ocorrer por exemplo especulativo, uma criação do Java com um outro nome.

Claro que a Oracle não iria cometer este erro banal. A idéia principal a meu ver de adquirir uma empresa como a Sun é tornar o seu império maior, mesmo que sem muitos lucros. Tendo o poder do Java, Mysql, e S.O. Solaris nas mãos, a Oracle ganha muito campo para explorar.

Sendo assim nesta semana foi anunciado quais os destinos ( Por enquanto) dos produtos da SUN, e visitando alguns sites de tecnologia, achei um resumo interessante no Guanabara.info, que acho que vai ilustrar muito bem este novo processo:

• O MySQL continua, o que é bom. Terá investimentos e apoio da empresa, numa área open source em separado. A idéia é compatibilizá-lo com os outros produtos da Oracle.

• O OpenOffice vai continuar a receber investimentos, e parece que vai para a mesma área open source do MySQL. Continua o apoio à versão comunitária, mas será cada vez mais integrada a produtos da Oracle, como produtos relacionados a BI e gestão de conteúdo. E sim, eles estão pensando numa solução em cloud computing, como o Google Docs. Ainda há a idéia de uma “Fundação OpenOffice”, mas parece que está congelada por enquanto.

• O Java vai ser expandido, o que não é novidade. Logo, versões novas do runtime JSE virão, assim como mais compatibilidade do runtime mobile JME com o JSE. Além disso, eles têm a intenção de facilitar a vida de quem programa em Javascript (a turma da Web 2.0) para migrar para Java.

• O Solaris não morrerá o que é ótimo, mas sim mais direcionado para servidores corporativos de maior porte. Ou seja, menos apoio para soluções domésticas e de micro e pequenas empresas. Para esse mercado, a Oracle já tem o Linux, que ela dá suporte a algo em torno de 4000 clientes (uau).

• E o OpenSolaris? A Oracle finalmente manifestou-se a respeito, e esclareceu que eles não descontinuarão o OpenSolaris. O desenvolvimento continuará em código e desenvolvimento aberto. A Oracle também confirma que vai continuar participando da comunidade e investindo no desenvolvimento do OpenSolaris, e que irá manter a prática da Sun de eventualmente ter extensões proprietárias ao produto.

Minha opinião em relação a tudo isto, é que a Sun e todos os usuários de seus produtos, como Java, Mysql, Solaris, tem muito a ganhar com está união entre empresas. A realidade era que a Sun já não estava mais dando conta de atender o grande crescimento que a plataforma Java esta tomando. Fora que o poder de investimento da Oracle é imenso, é que com certeza ela vai encaminhar o Java e os outros produtos para um caminho cada vez melhor.

Mas claro, ela está apenas anunciando os seus planos, todos sabemos que quando for colocar em pratica podem ocorrer mudanças, mas isto o tempo nos dirá.

Espero que tenha gostado da matéria, se quiserem vocês podem comentar ou entrar em contato. A gente vai discutindo sobre o assunto.
Ate+

Continue Lendo...

sábado, 20 de março de 2010

Scrum: Agilizando o desenvolvimento!

0 comentários


Você por acaso já ouviu falar sobre está nova tendência? Ou quer conhecer um pouco mais sobre este processo de aceleramento de desenvolvimento, este artigo é para você!! Vou mostrar um pouco mais sobre a metodologia Scrum, que vem ganhando espaço entre empresas pequenas, que desenvolvem softwares com velocidade, Acompanhe:

Tempo é dinheiro! Isto não é diferente no ramo de desenvolvimento de software, a tendência nos dias atuais é criar novas metodologias para agilizar o processo de criação e desenvolvimento de software.

Scrum nasceu com este objetivo, sendo uma metodologia ágil na gerencia de projetos, ela procura facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações. Os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos, que geralmente são ciclos de 30 dias. Cada sprint é um conjunto de atividades que deve ser executado. O conjunto de todas as sprints é chamado de Product Backlog.

Existem 3 papeis neste processo:
Scrum Master: é uma mistura de gerente, facilitador e mediador. Seu papel é remover obstáculos da equipe e assegurar que as práticas de Scrum estão sendo executadas com eficiência.
Product Owner: responsável pela visão de negócios do projeto, é ele quem define e prioriza o Product Backlog. Geralmente é o papel desempenhado pelo cliente;
Equipe: responsável por entregar soluções, geralmente é formada por um grupo pequeno (entre 5 e 9 pessoas) e que trabalha de forma auto-gerenciada;

Na pratica funciona mais ou menos assim, primeiras todas as funcionalidades ou mudanças no produto são definidas pelo Product Owner no Product Backlog. Os itens do topo da lista são destacados para serem entregues no final do próximo Sprint. Depois durante o Sprint, os itens do Product Backlog que devem ser entregues são agora tratados no Sprint Backlog. As tarefas agora são responsabilidade da Equipe, que tem autonomia para decidir como elas devem ser executadas.


O terceiro passo seria as reuniões diárias, onde o Scrum Master se reúne diariamente com a Equipe num mesmo horário, para saber como esta o andamento do processo, com perguntas do tipo: O que foi feito ontem? O que se pretende fazer hoje? Quais são os impedimentos que estão atrapalhando a execução das tarefas? Isto é fundamental para que se tenha o controle exato do andamento do projeto.

E ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.

Único detalhe que se deve levar em consideração, é que a equipe deve estar bem organizada e participativa, alem de na hora de definir os Sprints, deve se ter a maior atenção aos detalhes, pois se não podem ocorrer contratempos que podem atrasar o projeto.

Espero que tenham gostado, e se tiverem alguma duvida é só entrar em contato ou deixar um recado.
Ate+

Continue Lendo...

segunda-feira, 15 de março de 2010

Profissão programador!

0 comentários


Olá Gente!!

Venho agora trazendo alguns videos que achei interessante no Youtube, de varias intrevistas com programadores falando um pouco sobre a profissão e de suas experiencias.
Isto é interessante para aqueles que ainda não conseguiram entender o que é ser programador. Acompanhe:


Pé na rua - Profissa Programador
(Programa exibido em 02/07/2009. O Pé na rua é um programa da TV Cultura.)



Programador
Paulo de Souza Geyer Programador autônomo de Florianópolis Entrevista para o Guia de Profissões do Portal IUM www.ium.org.br




TV Globo Reporter - Trabalhar em Casa - Informática - Programador
Globo Reporter - Trabalhar em Casa - Informática - Programador Capturado em "quinta-feira, 7 de setembro de 2006, 01:40:10 am"



Informática: Um Mercado de Oportunidades
Reportagem da Globo. "Informática: Um Mercado de Oportunidades para Diferentes Talentos"



Espero que tenham gostado. Depois eu procuro mais alguns!
Mas continuem seus estudos!!

Ate++

Continue Lendo...

O melhor conteudo!!

0 comentários

Pessoal que está començando a acompanhar o blog agora,
não liguem não se eu demorar para postar coisas novas nesta semana,
pois estou preparando uma pancada de coisas para vocês!!

Estou criando um arquivo de posts para que toda a semana tenha artigos sobre linguagens e dicas; e claro estou trabalhando em uma surpresa tambem, mas isto é segredooooo!!

Ate+


Continue Lendo...

sexta-feira, 12 de março de 2010

Primeiros passos: Java - Introdução (Parte 1)

0 comentários


Então você resolveu aprender Java? E agora quer saber qual é o caminho para os estudos e a forma mais rápida para o domínio da linguagem, ótimo então vou mostrar passo a passo quais tópicos é bom você começar a estudar, além de ótimas referencias como livros e sites, Acompanhe:

Estamos vivendo um momento único para a linguagem e plataforma Java, em que o seu sucesso tem atraído as atenções de todos do ramo da tecnologia, e uma oportunidade única para quem quer desenvolver na plataforma. Diariamente são abertas varias vagas que não conseguem profissionais capacitados.
Hoje Java é a menina dos olhos azuis de todos os donos de empresas, pois a linguagem pode ser aplicada em quase todos os lugares, desde joguinhos de celular até grandes softwares web ou desktops. Com isto vou tentar passar para vocês algumas características da linguagem e algumas dicas para quem quer entrar com tudo nesta linguagem.

O que é Java?
Bom Java é uma linguagem orientada a objetos, que foi desenvolvida para Sun Microsystems, e que tem uma característica diferente das outras linguagens, quando compilada o código é convertido para um “bytecode” e que é usado por uma maquina virtual (JVM).

Quais os primeiros requisitos para aprender Java?
Primeiramente é bom ter um bom conhecimento em lógica de programação, sem isto não da para criar nada. Claro que em muitas faculdades de cursos a lógica ensina é usando a metodologia de programação estruturada que é um pouco diferente da POO (Programação orientada a objetos).
Segundo é tem um computador disponível (claro), e que instale estes aplicativos:

-Java 2 SDK, Standard Edition - o SDK (software development kit) contém todas as ferramentas para você começar o seu desenvolvimento em Java.
-Java 2 Standard Edition API Documentation - essa é a documentação completa do SDK e de todas as APIs básicas do Java. Não sendo obrigatório, mas é interessante para se ter na manga.
Podem ser encontrados aqui: http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp

Chegou a hora de começar a estudar, o que faço primeiro?
Vamos lá, como tinha dito antes, é necessário estudar a linguagem Java e a metodologia POO,
Isto é fundamental, pois sem uma boa base nas duas áreas dificilmente você irá avançar no desenvolvimento. Aconselho estudar as duas juntas, para isto abaixo vou postar alguns excelentes materiais para o inicio:

Livros:
Use a Cabeça! Java
• Editora: Alta Books
• Autor: KATHY SIERRA & BERT BATES
• ISBN: 9788576081739

Java: Como Programar
• Editora: Prentice-Hall
• Autor: HARVEY M. DEITEL & PAUL J. DEITEL
• ISBN: 8576050196

Core Java 2: Fundamentos - vol. 1
• Editora: Alta Books
• Autor: CAY S. HORSTMANN & GARY CORNELL
• ISBN: 8576080621

OBS: Depois quero fazer um post só sobre livros e detalhando cada um. Aguardem..

Apostilas:
Apostila FJ-11 – Java Orientação a objetos
http://www.caelum.com.br/curso/fj-11-java-orientacao-objetos/

Apostila CS-14- Algoritmos e Estruturas de Dados com Java
http://www.caelum.com.br/curso/cs-14-algoritmos-estruturas-dados-java/

Java Starter:
Site onde você irá encontrar todas as apostilas e vídeo aulas:
http://www.t2ti.com/curso/video/java/basico/java_starter.php

Locais na Web:
GUJ: http://www.guj.com.br
Caelum: http://www.caelum.com.br
Javafree: http://javafree.uol.com.br

Este tópico foi apenas uma indicação para os iniciantes, ao longo do tempo irei me aprofundando no assunto e criando vários tópicos. A próxima parte irei postar algumas coisas de nível intermediário e mostrar alguns IDE’s .
Espero que tenha gostado e qualquer dúvida entre em contato por comentário, ou pela pagina de contanto, que vou ter o prazer em ajudar.

Ate+

UPDATE: Leia tambem a segunda parte sobre ferramentas (IDE's) para se desenvolver em java:
Primeiros Passos: Java IDE's (Parte 2)

Continue Lendo...

quinta-feira, 11 de março de 2010

5 principais coisas que um programador iniciante deve fazer!

4 comentários


O que é preciso para ser um programador? Está deve ser a pergunta que todos os iniciantes em programação tem na cabeça, com tantas opções e caminhos para escolher o que devo fazer para conseguir me tornar um profissional bem sucedido? Exatamente por isto que resolvi escrever 5 coisas que uma pessoa tem que ter para se tornar um programador, acompanhe :

1 – Gostar de estudar:
Humm.... Peguei pesado logo de começo? Se você não gosta de estudar, não quero lhe desanimar não, mas acho que pode ter problemas em seguir está carreira. Desenvolvimento de software é realmente uma área para “nerds”, no bom sentido claro, é necessário estudar muito para dominar uma linguagem, e continuar estudando mesmo já tendo experiência em desenvolvimento. Um bom programador é aquele que conhece muito de muitas coisas, que sabe se virar quando um problema aparece do nada.

2 – Persistência\ determinação
Seguindo abraçado com a primeira dica, a persistência e determinação são fundamentais para programador que quer chegar longe, no começo tudo é difícil, desde conseguir um estagio, até conseguir o primeiro emprego. Aconteceram momentos que muitos desistem, e você tem que estar pronto para superar e acreditar. Não tem como escapar desta fase, e acredito que é a parte mais importante, pois valoriza o nosso trabalho quando chegamos ao sucesso! ;)

3 – Procurar um curso
Sempre recomendo para pessoas procurarem um curso, ou algum tipo de graduação, não digo que se entrar em uma faculdade vou sair de lá desenvolvendo todo tipo de softwares em Java, C#, PHP e etc...Não! Realmente este é um erro que a maioria dos estudantes cometem (A não ser cursos de certificações, mas ai já é diferente. ), cursos de formação de profissionais serão importantes para lhe mostrar o caminho para seguir a carreira, lhe dando varias opções, tanto de linguagens, com bancos de dados, metodologias, e etc. Se caso você gostar de uma das opções que foi oferecido, siga em frente! Agora sim é o momento de colocar a cabeça nos livros e correr em busca do sucesso!

4 – Procurar ajuda
Ninguém consegue nada sozinho, por isto procurar ajuda de profissionais da área é fundamental para seguir o seu caminho no ramo de tecnologia, tirar duvidas com outras pessoas é muito importante, se for o seu professor então você tem que sugar todo o conteúdo que ele tiver! Pergunte, Pergunte e Pergunte... Ninguém nasceu sabendo então, na maioria das vezes todos os profissionais ajudaram se você pedir, lembre-se que eles também tiveram as duvidas deles antes de conhecer sobre os assuntos. Claro e se precisar estou por aqui para ajudar no precisar, tanto pelos comentários quanto pela pagina de contatos.

5 – Criar "Networks"
Ai está o que fará a principal diferença na suas carreiras!! Quanto mais pessoas você tiver que trabalhem na mesma área e que conhecem o seu modo de trabalhar, você vai ter mais chances de entrar bombando no mercado. Em um mundo globalizado que vivemos, o famoso QI ( Quem indica! ) é fundamental! Comece a participar de comunidades, de fóruns, troque idéias com outras pessoas, participe de projetos opensource, crie contatos na área e tenho certeza que você se dará bem.

Espero que este post tenha ajudado, e continue acompanhando os próximos que viram, tenho muita coisa para passar para vocês que talvez te Guie para o Caminho certo!
Ate +

Continue Lendo...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Primeiros caminhos...

0 comentários

Seja Bem Vindo !!

Este é o meu primeiro post, que espero que seja o de muitos!
Bom, resolvi criar este blog com a intenção de dar dicas, soluções ou discutir sobre
assuntos que envolvem o universo do desenvolvimento, e assim orientar os novos desenvolvedores a trilhar o seu caminho rumo ao sucesso profissional!

Desde já estou aberto para tirar duvidas e criticas.
Entre em contato e participe!

Obrigado e vamos colocar a mão na massa!!


Continue Lendo...