Você por acaso já ouviu falar sobre está nova tendência? Ou quer conhecer um pouco mais sobre este processo de aceleramento de desenvolvimento, este artigo é para você!! Vou mostrar um pouco mais sobre a metodologia Scrum, que vem ganhando espaço entre empresas pequenas, que desenvolvem softwares com velocidade, Acompanhe:
Tempo é dinheiro! Isto não é diferente no ramo de desenvolvimento de software, a tendência nos dias atuais é criar novas metodologias para agilizar o processo de criação e desenvolvimento de software.
Scrum nasceu com este objetivo, sendo uma metodologia ágil na gerencia de projetos, ela procura facilitar e acelerar o desenvolvimento de aplicações. Os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos, que geralmente são ciclos de 30 dias. Cada sprint é um conjunto de atividades que deve ser executado. O conjunto de todas as sprints é chamado de Product Backlog.
Existem 3 papeis neste processo:
• Scrum Master: é uma mistura de gerente, facilitador e mediador. Seu papel é remover obstáculos da equipe e assegurar que as práticas de Scrum estão sendo executadas com eficiência.
• Product Owner: responsável pela visão de negócios do projeto, é ele quem define e prioriza o Product Backlog. Geralmente é o papel desempenhado pelo cliente;
• Equipe: responsável por entregar soluções, geralmente é formada por um grupo pequeno (entre 5 e 9 pessoas) e que trabalha de forma auto-gerenciada;
Na pratica funciona mais ou menos assim, primeiras todas as funcionalidades ou mudanças no produto são definidas pelo Product Owner no Product Backlog. Os itens do topo da lista são destacados para serem entregues no final do próximo Sprint. Depois durante o Sprint, os itens do Product Backlog que devem ser entregues são agora tratados no Sprint Backlog. As tarefas agora são responsabilidade da Equipe, que tem autonomia para decidir como elas devem ser executadas.
O terceiro passo seria as reuniões diárias, onde o Scrum Master se reúne diariamente com a Equipe num mesmo horário, para saber como esta o andamento do processo, com perguntas do tipo: O que foi feito ontem? O que se pretende fazer hoje? Quais são os impedimentos que estão atrapalhando a execução das tarefas? Isto é fundamental para que se tenha o controle exato do andamento do projeto.
E ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma Sprint Review Meeting. Finalmente, faz-se uma Sprint Retrospective e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim reinicia-se o ciclo.
Único detalhe que se deve levar em consideração, é que a equipe deve estar bem organizada e participativa, alem de na hora de definir os Sprints, deve se ter a maior atenção aos detalhes, pois se não podem ocorrer contratempos que podem atrasar o projeto.
Espero que tenham gostado, e se tiverem alguma duvida é só entrar em contato ou deixar um recado.
Ate+
sábado, 20 de março de 2010
Scrum: Agilizando o desenvolvimento!
Postado por
Alan Delgado da Silva
às
13:08
Marcadores:
desenvolvimento,
Gerencia de projetos,
Scrum,
softwares
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário