segunda-feira, 29 de março de 2010

Primeiros passos: Java – IDEs (Parte 2)

Conheça as 4 principais IDE’s do mercado!

Para quem já aprendeu o básico de Java e está querendo alcançar vôos mais altos, desenvolvendo aplicações com mais qualidade, com telas e formulários. Talvez seja a hora de pensar em utilizar ferramentas para criação, as IDE’s (Integrated Development Environments), e eu irei falar um resumo sobre as principais ferramentas. Acompanhe:

Desenvolver software hoje em dia é muito diferente de anos atrás, onde tínhamos que pensar em todos os mínimos detalhes, e digitar milhares de linhas de códigos. O que acabava gastando muito do tempo em que poderíamos estar criando! Mas para nossa felicidade, foram surgindo ferramentas para facilitar o processo de desenvolvimento.

Estas ferramentas ajudam em agilidade de produção de código. Muitas geram códigos de imediato, deixando o desenvolvedor apenas com a tarefa de resolver o problema de como fazer.
Conhecidas como IDE’s, vêm evoluindo rapidamente, sempre acrescentando uma coisa nova. Vou falar de algumas mais famosas, apenas um resumo.

É importante para quem estar começando ver como funcionam as principais IDE’S, e não focar em apenas uma. Cada empresa pode adotar uma IDE diferentes e você deve estar pronto para isto. Pretendo mais para frente pegar uma por uma e criar um tópico explicando como utilizar.
As 4 principais ferramentas:

JDeveloper é um IDE gratuito (desde 2005) da Oracle que oferece funcionalidades para o desenvolvimento em Java, XML, SQL e PL/SQL, HTML, JavaScript, BPEL e PHP. O JDeveloper cobre todo o ciclo de desenvolvimento desde a análise até a codificação, a manutenção, a otimização e a implantação. Apesar de não ser uma das melhores, é uma boa ferramenta. Versão atual é a Jdev 11g.



JCreator é um IDE criado pela Xinox Software tendo as versões Pro e LE(Learn Edition) , ou seja, uma free e outra professional. Ele suporta o desenvolvimento em Java,JavaScript,XML,HTML. Uma das grandes vantagens do JCreator é a velocidade do programa, e sua simplicidade. Para quem quer fugir de grandes IDE’s, que esgotam as memórias ele é uma ótima opção.



NetBeans IDE é um IDE gratuito e de código aberto para desenvolvedores de software na linguagem Java, C/C++, PHP, Groovy, Ruby e muito mais. O IDE é executado em muitas plataformas, como Windows, Linux, Solaris e MacOS. O NetBeans IDE oferece aos desenvolvedores ferramentas necessárias para criar aplicativos profissionais de desktop, empresariais, Web e móveis multiplataformas. O projeto é patrocinada pela Sun. Costuma ser a primeira IDE a incorporar novos recursos de novas versões do Java e disputa com o Eclipse o primeiro lugar entre as ferramentas livres para desenvolvimento comercial. Possui um ótimo editor visual de interface gráfica Swing e ótimas facilidades para desenvolvimento em J2EE. Livre para uso comercial e de código aberto. Atualmente na versão: 6.8




Eclipse é uma plataforma (IDE) focada no desenvolvimento de ferramentas e aplicações de software. Hoje o Eclipse é a IDE Java mais utilizada no mundo. Possui como características marcantes o uso da SWT e não do Swing como biblioteca gráfica, a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e o amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins que procuram atender as diferentes necessidades de diferentes programadores.
É bastante flexível e integra com vários projetos bastante comuns na comunidade Java e pela Eclipse Foundation, tais como cvs (versionamento), ant (scripts) e junit (testes unitários). Tornando-a extremamente adaptável às necessidades de cada cliente.


Se fosse debater qual é a melhor, acredito que eu ficaria dias escrevendo aqui, mas as principais são estas, dando destaque para Eclipse e NetBeans. Claro que existem mais IDE’s por ai, quem quiser pode comentar falando de alguma outra.

Espero que tenham gostado, e se possível comentem e se preciso critiquem, só assim vou melhorando a cada post.

Obrigado e até a próxima!

2 comentários:

Unknown disse...

Netbeans me lembra meu Pen Drive, mt foda...

Alan Delgado da Silva disse...

Igor, é verdade! tenho o meu guardado aqui, muito legal!!

PS:Para quem não sabe, o site da NetBeans a um tempo atras estava dando um pendrive de 2Gb para quem indica-se 3 amigos o NetBeans. Muito legal está iniciativa. Ganhei o meu!! ^^

Postar um comentário