Uma das noticias que mais criou polemica entre o meio de tecnológico foi a compra da Sun Microsystems pela toda poderosa Oracle. Sun que possui a menina de olhos azuis do momento que é a Plataforma Java, mais o S.O. Solaris, o OpenOffice, é o banco Mysql. Nesta semana finalmente foi terminado a junção das duas empresas, e a Oracle se pronunciou quais os destinos dos produtos da Sun, Acompanhe na integra:
Alguns meses atrás muitos programadores em Java temiam que a compra da Sun pela Oracle pudesse causar alguma tentativa de capitalização da Plataforma Java, ou do banco de dados Mysql, ambos opensource. Claro que Isto é apenas uma polemica sem muitos fundamentos, pois mesmo que ela tenta-se ganhar dinheiro com estas ferramentas, acho muito difícil conseguir, como sendo opensource, a comunidade não iria deixar acontecer, podendo ocorrer por exemplo especulativo, uma criação do Java com um outro nome.
Claro que a Oracle não iria cometer este erro banal. A idéia principal a meu ver de adquirir uma empresa como a Sun é tornar o seu império maior, mesmo que sem muitos lucros. Tendo o poder do Java, Mysql, e S.O. Solaris nas mãos, a Oracle ganha muito campo para explorar.
Sendo assim nesta semana foi anunciado quais os destinos ( Por enquanto) dos produtos da SUN, e visitando alguns sites de tecnologia, achei um resumo interessante no Guanabara.info, que acho que vai ilustrar muito bem este novo processo:• O MySQL continua, o que é bom. Terá investimentos e apoio da empresa, numa área open source em separado. A idéia é compatibilizá-lo com os outros produtos da Oracle.
• O OpenOffice vai continuar a receber investimentos, e parece que vai para a mesma área open source do MySQL. Continua o apoio à versão comunitária, mas será cada vez mais integrada a produtos da Oracle, como produtos relacionados a BI e gestão de conteúdo. E sim, eles estão pensando numa solução em cloud computing, como o Google Docs. Ainda há a idéia de uma “Fundação OpenOffice”, mas parece que está congelada por enquanto.
• O Java vai ser expandido, o que não é novidade. Logo, versões novas do runtime JSE virão, assim como mais compatibilidade do runtime mobile JME com o JSE. Além disso, eles têm a intenção de facilitar a vida de quem programa em Javascript (a turma da Web 2.0) para migrar para Java.
• O Solaris não morrerá o que é ótimo, mas sim mais direcionado para servidores corporativos de maior porte. Ou seja, menos apoio para soluções domésticas e de micro e pequenas empresas. Para esse mercado, a Oracle já tem o Linux, que ela dá suporte a algo em torno de 4000 clientes (uau).
• E o OpenSolaris? A Oracle finalmente manifestou-se a respeito, e esclareceu que eles não descontinuarão o OpenSolaris. O desenvolvimento continuará em código e desenvolvimento aberto. A Oracle também confirma que vai continuar participando da comunidade e investindo no desenvolvimento do OpenSolaris, e que irá manter a prática da Sun de eventualmente ter extensões proprietárias ao produto.
Minha opinião em relação a tudo isto, é que a Sun e todos os usuários de seus produtos, como Java, Mysql, Solaris, tem muito a ganhar com está união entre empresas. A realidade era que a Sun já não estava mais dando conta de atender o grande crescimento que a plataforma Java esta tomando. Fora que o poder de investimento da Oracle é imenso, é que com certeza ela vai encaminhar o Java e os outros produtos para um caminho cada vez melhor.
Mas claro, ela está apenas anunciando os seus planos, todos sabemos que quando for colocar em pratica podem ocorrer mudanças, mas isto o tempo nos dirá.
Espero que tenha gostado da matéria, se quiserem vocês podem comentar ou entrar em contato. A gente vai discutindo sobre o assunto.
Ate+
sábado, 27 de março de 2010
Futuro de Oracle + Sun
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Parabéns pelo site amigo! Eu ainda não o conhecia, mas pela primeira impressão já posso dizer que está muito maduro e interessante. A linguagem é ótima e o conteúdo tem tudo a ver com o público (nada de Geeks exagerados), deixando ainda espaço para visitantes de outras áreas (não programadores). Sugestão? Procure apoio para divultação, pois quanto ao conteúdo, ele tem tudo para ser um grande sucesso.
Gnd Abraço. att
Postar um comentário